Páginas

Regras de Convivência e o Semáforo do Comportamento

Respeitando as regras de convivência

Muitas das vezes é difícil controlar a disciplina de uma turminha. Por isso, temos uma importante ferramenta: As regras de convivência.

Mas como aplicar isto em sala de aula?

Pois então, para uma turminha de Maternal I e II, Pré I e II, precisamos concretizar estas regras. Primeiro porque eles não sabem ler, segundo, eles precisam visualizar e tocar para aprender.

Por isso, gosto de trabalhar com o quadro das regrinhas de convivência. E mais que isto, o semáforo do comportamento.

Para que tudo isto funcione bem e tenha bons resultados, além de compartilhar as experiências e desafios de dentro da sala com os pais, podemos utilizar das carinhas do semáforo para sinalizar aos responsáveis o comportamento de sua criança.

Costumo enviar todo ultimo dia da semana um adesivo com a carinha que a criança ganhou durante toda a semana. E funciona. Muitos ficam ansiosos para melhorar seu comportamento e ganhar a “carinha verde”.


Veja só que bacana que fica...


Quadro das regrinhas: Pode e Não pode.


Semáforo do Comportamento.


Essas são as etiquetas para as agendas ou cadernos.




Para usar o semáforo, basta pegar pregadores, podem ser até de roupa, colocar o nome da criança ou a foto e prender nas laterais das carinhas.
Mais uma vez, fique a vontade em utilizar, imprimir e repassar. Não se esqueça de dar crédito a este blog e a minha pessoa. Fico grata.

Até loguinho!


5 comentários:

  1. Olá! Gostei muito das dicas. Vou aplicar com minha turminha. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Eu amei, meus filhos estão precisando.

    ResponderExcluir
  3. Eu amei,Mas fiquei com dúvida .Se poderia trocar de lugar o verde e o vermelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia sim... Só quis da enfase maior ao verde em 1º lugar! :D

      Excluir