Páginas

Regras de Convivência - Etiquetas

Etiquetas para Agenda ou Caderno

Estas são as etiquetas de que já falei para colar nas agendas ou cadernos de anotações das crianças. Basta copiar e mandar imprimir.



Elas são utilizadas com duas formas de avaliação:

1ª – Tira-se uma média de qual carinha do Semáforo do Comportamento a criança mais recebeu durante a semana.

2ª – Pergunta-se a criança qual é a carinha que ela merece receber.

Essa segunda forma de avaliação pode parecer um tanto “idiota”, mas se você utilizar bem as regras de convivência e todas as vezes que a criança fizer algo de errado/ quebrar uma regra e você mostrar o porquê dela estar ganhando uma carinha amarela ou vermelha, ela mesma terá consciência de seus erros, e pode parecer mentira, mas até mesmo os anjinhos de uma turma de Maternal I sabem o que fazem de errado ou certo usando este método (Sei por que utilizo e assim faço minhas avaliações e as próprias crianças dizem o que ganhar).

Mas lembre-se de impor as regras com cuidado. Não é quebrando apenas uma regra que devemos modificar as carinhas, deve-se utilizar de forma adequada. Exemplo: após três chamadas ao quadro das regras, pelo mesmo motivo ou por motivos diferente, você expõe que ela já quebrou três regras e por isto não terá mais a carinha verde naquele dia. Mas que ela pode recuperar sua carinha comportando-se melhor nos próximos dias.

Espero que a ideia ajude a colocar ordem e a impor regras muito úteis em sala de aula, e porque não em casa também.

Na próxima postagem, colocarei as imagens das regrinhas que utilizo no meu quadro de regras.

Beijocas e até logo...




7 comentários: